segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Bullying nunca mais!!


Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.
O bullying se divide em duas categorias: a) bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e b) bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima. Em geral, a vítima teme o(a) agressor(a) em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência, física ou sexual, ou a perda dos meios de subsistência.
O bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. Há uma tendência de as escolas não admitirem a ocorrência do bullying entre seus alunos; ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo. Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.
As pessoas que testemunham o bullying, na grande maioria, alunos, convivem com a violência e se silenciam em razão de temerem se tornar as “próximas vítimas” do agressor. No espaço escolar, quando não ocorre uma efetiva intervenção contra o bullying, o ambiente fica contaminado e os alunos, sem exceção, são afetados negativamente, experimentando sentimentos de medo e ansiedade.
As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.
No Brasil, uma pesquisa realizada em 2010 com alunos de escolas públicas e particulares revelou que as humilhações típicas do bullying ele acontece em todo o período escolar.
Os atos de bullying ferem princípios constitucionais – respeito à dignidade da pessoa humana – e ferem o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar. O responsável pelo ato de bullying pode também ser enquadrado no Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista que as escolas prestam serviço aos consumidores e são responsáveis por atos de bullying que ocorram dentro do estabelecimento de ensino/trabalho. 
Sabemos que esse tipo de atitude "covarde" é inaceitável, não acontece somente nesse grupo de alunos da pesquisa, jamais podemos esquecer que nossas crianças de hoje serão o  adulto de amanhã.  Esses "agressores" serão amanhã os chefes ditadores que assediam e coagem seus funcionários, os maridos que batem nas esposas, os "machões" os famosos "Pit Bull",  onde qualquer coisa é motivo para brigarem.
Somente uma boa conversa , carinho, atenção e amor com nossas crianças,  filhos, irmãos, primos, etc, para que eles não se sintam intimidados pelos "agressores" e possam se defender e saber que tem em quem confiar para que esse tipo de atitude chegue ao fim. Os "agressores" devem ter e respeitar os limites e a liberdade do outro, saber que para toda ação há uma reação, deve saber e aprender a viver em sociedade.
Se não dermos um basta agora, o ciclo vicioso nunca terá fim.
O apresentador Serginho Groisman do programa Altas Horas, vem realizando ações para divulgar a campanha contra o Bullying, você pode acessar o site e contribuir para a campanha.



domingo, 1 de agosto de 2010

Tá bom eu admito e você?

O mais engraçado é que quando estamos em uma roda de amigos ou até em uma conversa informal, comentamos alguma cena de determinada novela, ou algum programa de final de semana, como O melhor do Brasil da Record, O Caldeirão do Huck, o Domingão do Faustão, etc..  todos de canais abertos, somos motivos de piadas e até gargalhadas pelo pessoal. Mas, se esses programas estão ai até hoje com certeza tem muita gente que assiste, muitas lições de vida são vistas e aprendidas vendo esses programas, eles apresentam muitas reportagens que se fala de respeito, relacionamento, preconceito, ajuda ao próximo e faz a gente pensar. Diferente de muitos programas que já  perderam a muito tempo a parte lúdica  a arte de fazer-nos sorrir com matérias inteligentes e emocionantes, pois a partir do momento que um programa faz seu público rir  maltratando outras pessoas, não respeitando o ser humano, o que podemos esperar de formadores de opinião que vão no sentido contrário da prestação de serviço e entretenimento sádio a seu povo.
Hoje temos muito conteúdo até repetido muitas da vezes na TV, mas sem nenhuma qualidade, alguns desses programas ditos acima estão começando a mudar isso, não estou aqui fazendo propaganda dos programas ditos aqui, só quero que paremos um momento para pensarmos,  para melhorarmos as coisas a nossa volta, só depende de nós. O que você anda assistindo.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Será que é só comigo?


Já aconteceu de você levantar mal humorado ou mal humorada, ao ir para o banheiro tomar aquele banho para despertar, percebe que o chuveiro está queimado, acaba tomando banho frio, o famoso  banho "tcheco", ao sair do banheiro vai até o guarda roupa e ao abri-lo percebe que a camisa que você queria usar não estava lá, tem que colocar uma outra que não estava nos seus planos, se sente desconfortável, vai tomar o café e percebe que não tem pão, ai você para e pensa, será que o dia vai ser assim?
Sai de casa a cidade tá parada aquele trânsito que nem mosca consegue voar de tanto engarrafamento. Chega no trabalho em cima da hora, seu chefe olha para você e diz: bonito hein! Ai você para e diz:
acabou o dia sem ele nem ter começado direito.
Mas, se realmente pararmos para pensar, o dia não poderia ter começado melhor.
Deveríamos lembrar que tem pessoas que não tem banheiro, muito menos chuveiro para tomar uma banho, não tem guarda roupa muito menos uma camisa decente para vestir, não tem café, pão, não tem nada para comer, não tem trabalho, casa e nós sempre reclamamos da vida que levamos. O que estamos fazendo para que essa situação mude?

O começo.

Olá a todos, a partir de hoje terão uma nova opção em blog, o Maluco Não!

Por que resolvi colocar esse nome, sei que existem milhões de blogs de assuntos variados, mas resolvi montar esse para que eu possa explanar meus sentimentos e dividir com todos sobre o dia a dia e mostrar que nós brasileiros não somos malucos, somos mais inteligentes e unidos do que pensam.
Depois de ver as reportagens sobre o assalto que houve em uma loja de acessórios no Ipiranga em São Paulo, fiquei muito mais preocupado, pois é um absurdo a melhor policia do Brasil ainda ter policiais despreparados e chegarem a um local de assalto em andamento da forma que chegaram, colocando a vida de todos os envolvidos em risco, inclusive a dos policiais. Saldo, três baleados.
Será que acharam que seria mais um daqueles assaltos onde o "bandido" já havia ido embora? Onde estava o reforço já que se tratava de um assalto com pessoas fortemente armadas, afinal ficaram sabendo devida uma denúncia de um transeunte que passava e viu os "bandidos" entrarem na loja.
Chega de hipocrisia e dizer que os "bandidos" estão mais bem armados que os policiais, que as armas que os mesmos têm são de uso exclusivo, ao invés de trocarem de viaturas já passou da hora, as contratações de novos policiais deve ser mais rígida, melhorar o treinamento, melhorar a remuneração e regionalizar os mesmos, como já foi há algum tempo atrás onde tínhamos policiais se esbarrando quando tinha uma viatura em cada bairro. Como todo brasileiro, queremos desfrutar do nosso direito de ir e vir sem ter esse direito cerceado pela falta de segurança por incapacidade de órgãos governamentais em promovê-la. Maluco Não!