segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Bullying nunca mais!!


Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.
O bullying se divide em duas categorias: a) bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e b) bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima. Em geral, a vítima teme o(a) agressor(a) em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência, física ou sexual, ou a perda dos meios de subsistência.
O bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. Há uma tendência de as escolas não admitirem a ocorrência do bullying entre seus alunos; ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo. Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.
As pessoas que testemunham o bullying, na grande maioria, alunos, convivem com a violência e se silenciam em razão de temerem se tornar as “próximas vítimas” do agressor. No espaço escolar, quando não ocorre uma efetiva intervenção contra o bullying, o ambiente fica contaminado e os alunos, sem exceção, são afetados negativamente, experimentando sentimentos de medo e ansiedade.
As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.
No Brasil, uma pesquisa realizada em 2010 com alunos de escolas públicas e particulares revelou que as humilhações típicas do bullying ele acontece em todo o período escolar.
Os atos de bullying ferem princípios constitucionais – respeito à dignidade da pessoa humana – e ferem o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar. O responsável pelo ato de bullying pode também ser enquadrado no Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista que as escolas prestam serviço aos consumidores e são responsáveis por atos de bullying que ocorram dentro do estabelecimento de ensino/trabalho. 
Sabemos que esse tipo de atitude "covarde" é inaceitável, não acontece somente nesse grupo de alunos da pesquisa, jamais podemos esquecer que nossas crianças de hoje serão o  adulto de amanhã.  Esses "agressores" serão amanhã os chefes ditadores que assediam e coagem seus funcionários, os maridos que batem nas esposas, os "machões" os famosos "Pit Bull",  onde qualquer coisa é motivo para brigarem.
Somente uma boa conversa , carinho, atenção e amor com nossas crianças,  filhos, irmãos, primos, etc, para que eles não se sintam intimidados pelos "agressores" e possam se defender e saber que tem em quem confiar para que esse tipo de atitude chegue ao fim. Os "agressores" devem ter e respeitar os limites e a liberdade do outro, saber que para toda ação há uma reação, deve saber e aprender a viver em sociedade.
Se não dermos um basta agora, o ciclo vicioso nunca terá fim.
O apresentador Serginho Groisman do programa Altas Horas, vem realizando ações para divulgar a campanha contra o Bullying, você pode acessar o site e contribuir para a campanha.



domingo, 1 de agosto de 2010

Tá bom eu admito e você?

O mais engraçado é que quando estamos em uma roda de amigos ou até em uma conversa informal, comentamos alguma cena de determinada novela, ou algum programa de final de semana, como O melhor do Brasil da Record, O Caldeirão do Huck, o Domingão do Faustão, etc..  todos de canais abertos, somos motivos de piadas e até gargalhadas pelo pessoal. Mas, se esses programas estão ai até hoje com certeza tem muita gente que assiste, muitas lições de vida são vistas e aprendidas vendo esses programas, eles apresentam muitas reportagens que se fala de respeito, relacionamento, preconceito, ajuda ao próximo e faz a gente pensar. Diferente de muitos programas que já  perderam a muito tempo a parte lúdica  a arte de fazer-nos sorrir com matérias inteligentes e emocionantes, pois a partir do momento que um programa faz seu público rir  maltratando outras pessoas, não respeitando o ser humano, o que podemos esperar de formadores de opinião que vão no sentido contrário da prestação de serviço e entretenimento sádio a seu povo.
Hoje temos muito conteúdo até repetido muitas da vezes na TV, mas sem nenhuma qualidade, alguns desses programas ditos acima estão começando a mudar isso, não estou aqui fazendo propaganda dos programas ditos aqui, só quero que paremos um momento para pensarmos,  para melhorarmos as coisas a nossa volta, só depende de nós. O que você anda assistindo.